terça-feira, 27 de outubro de 2009

Excertos da obra exegética do Dr. Morel #2

A primeira versão que me chegou às mãos da Enciclopédia da Estória Universal tinha uma capa com uma ilustração da obra de William Cheselden, erradamente referenciada como pertencendo à obra "De Humani Corporis Fabrica", de Andreas Vesalius.


[Versão antiga da capa]

O esqueleto a rezar pertence à "Osteographia" de Cheselden, como qualquer anatomista sabe. Relativamente a esta ilustração, podia, na folha de rosto, ler-se a seguinte nota:
"Todos os vivos estão mortos, tal como prova o esqueleto dentro deles".


[Ilustração da obra Osteographia, de William Cheselden]

Noutra versão, também ilustrada pela mesma imagem, a nota era outra: "A morte é para o ser humano, o que o caroço é para o fruto e esse caroço é a semente de uma outra vida". Esta última frase vinha assinada por Comenius, mas não pude comprovar a autoria. No entanto, na Didáctica Magna, desse mesmo autor, existe uma parábola que pode explicar esta referência. Nessa obra, Comenius avisa-nos que todo o ser humano vive três vidas. E cada uma é a preparação para a que virá depois. A primeira é a do embrião que vive no útero e vai desenvolvendo um corpo. Tal como Guitton escreveu certa vez, este embrião poderá, muito justamente, duvidar da utilidade daquilo que vê crescer. Se pudesse fazer perguntas, faria estas: Para quê estas mãos se não tenho nada para agarrar? Para quê estes pulmões se não respiro? Para quê estes olhos se não há nada para ver? As respostas estariam, para Comenius, na próxima vida, pós-parto, podemos dizer assim, ou usando a expressão do autor, "na vida debaixo do sol". As mãos -- ou os pulmões ou os olhos -- têm uma função na "vida que há-de vir" e não no presente. Assim, pela mesma lógica, Comenius avisa-nos que esta vida é apenas a antecâmara da próxima e que algumas coisas só no futuro farão sentido.
(Théophile Morel, Ensaio Sobre Livros que Raramente Existem, Paris, 1978)


[Miolo dessa versão da Enciclopédia - Letra A]


[Miolo dessa versão da Enciclopédia - Letra D]

Links para as obras de dois dos autores mencionados:
Andreas Vesalius
William Cheselden

Nenhum comentário:

Postar um comentário